Solução criada na UFSC pode reduzir barulho de trens em São Francisco do Sul
- Radar SF
- 9 de jul.
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A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Joinville, está desenvolvendo um revestimento inovador para reduzir os ruídos de trens. Proveniente de um projeto iniciado em 2017, a tecnologia usa resíduos minerais da Vale como base do material aplicado sobre trilhos de trem, atenuando significativamente o barulho, evidenciado em testes de laboratório em faixas de frequência críticas para o conforto da população. Essa solução, além de sustentável e de baixo custo, representa um avanço importante frente ao desgaste ambiental e sonoro causado pela malha ferroviária que corta regiões urbanas, como as de São Francisco do Sul, conectada historicamente ao Porto local por trens de carga.
A aplicação prática desta tecnologia traz esperança para São Francisco do Sul, onde as obras do contorno ferroviário, iniciadas em 2006, interrompidas em 2012 e retomadas recentemente, visam desviar os trens de carga do perímetro urbano, reduzindo ruídos, vibrações e riscos à mobilidade cotidiana. Em conjunto com o revestimento acústico desenvolvido pela UFSC, o município pode vivenciar uma melhoria concreta na qualidade de vida de suas comunidades ribeirinhas e bairros próximos aos trilhos. Nos próximos meses, os testes de durabilidade em campo, sob diferentes composições de trens e condições climáticas, serão cruciais para confirmar a eficácia da proposta e potencialmente implementá-la nas ferrovias que interligam o Norte catarinense.








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